Presidente do SindServa participa da abertura da 3ª SIPAT/DO 2021

Na manhã desta segunda-feira (18), foi realizada a cerimônia de abertura da 3ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho e Doenças Ocupacionais (SIPAT/DO), uma realização das secretarias de Saúde, Educação e Obras, por meio da Prefeitura Municipal de Varginha.

A solenidade contou com a presença do presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Varginha (SindServa), Miller Fagundes Jorge, do vice-prefeito de Varginha, Leonardo Ciacci e dos secretários municipais de Saúde, Armando Fortunato e de Administração, Sérgio Takeish. Participaram ainda, o presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Doenças Ocupacionais (CIPA/DO) da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Varginha (SEDUC), Magno Cesar Siqueira e do professor de Educação Física, Rodolfo de Oliveira Raimundo.

Realizada no auditório da Faculdade de Direito de Varginha (FADIVA) e obedecendo todos os protocolos sanitários, a SIPAT/DO prossegue até a próxima sexta-feira (22), com palestras motivacionais, ginástica laboral e espiritual e apresentações artísticas.

Os trabalhos foram iniciados com a palestra abordando o tema “Despertar para a Vida”. Nos próximos dias serão abordados os seguintes temas: Corpo São; Mente Sã; Educação Financeira e o tão esperado Show de Talentos.

De acordo com Miller Fagundes Jorge, a SIPAT/DO é de grande importância para orientar os servidores para que tomem conhecimento dos riscos ocupacionais que estão submetidos e dos devidos cuidados que devem ter, diariamente, no exercício de sua função.

“Participei da ginástica laboral, que é de suma importância para evitar dores, como por exemplo nas costas, joelhos, pescoço, coluna, entre outros. Essa semana envolverá diversas atividades para melhorar a qualidade de vida. Recomendo que os servidores estejam presentes e aproveitem”, ressaltou o presidente do SindServa.

O vice-prefeito, Leonardo Ciacci, parabenizou os organizadores e levou uma palavra de reconhecimento do prefeito Vérdi Melo, pelo comprometimento para com a segurança dos quase 4.000 servidores municipais, reforçando a preocupação da Administração com o bem-estar de seus colaboradores.

“Vivemos momentos difíceis com a pandemia, mas Deus esteve ao nosso lado, nos orientando em todas nossas ações. E em todos os momentos, pudemos contar com nossos servidores, comprometidos e dedicados. Aos poucos, as nossas ações vão retomando a normalidade. E hoje estamos muito honrados de participar deste momento”, destacou Leonardo.

A realização da SIPAT/DO é uma exigência legal e uma das atribuições da CIPA, que deve ser realizada anualmente com o objetivo de divulgar conhecimento, incentivar a prevenção de acidentes do trabalho, desenvolver a segurança e saúde ocupacional e despertar o interesse pela prevenção, além de ser uma alternativa para mostrar ao servidor, a importância da participação em eventos como esse.

A CIPA é um elo de ligação entre os servidores e a gestão municipal, sendo que todos podem apresentar as sugestões para melhoria das condições de trabalho à comissão, que por sua vez, discutirá nas reuniões mensais como minimizar possíveis problemas apresentados.